Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970
Compartilhe esta página
Título: | Investigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professores |
Autor(es): | CRUZ, Amanda de Albuquerque Melo |
Palavras-chave: | Geometria; Educação Infantil; Formação continuada |
Data do documento: | 16-Mai-2025 |
Citação: | CRUZ, Amanda de Albuquerque Melo Cruz. Investigando a Geometria na Educação Infantil: uma proposta de formação para professores. 2025. Trabalho de conclusão do curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.. |
Abstract: | Esta pesquisa procurou fazer um levantamento do ensino de Geometria na Educação Infantil. Qual a importância de se estudar Geometria, como ela aparece em dois documentos norteadores curriculares para Educação Infantil (a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e a Política de Ensino da Rede Municipal de Educação do Recife - RMER), e como a bibliografia discorre de como está e como deve ser realizado esse ensino. Escolhemos uma escola-campo da Rede Municipal da cidade do Recife e analisamos os materiais didáticos que ela dispunha. Após isso elaboramos um questionário a ser respondido pelas professoras da escola-campo, através das respostas dele buscamos: verificar se elas compreendiam o conteúdo de Geometria apontado como condizente para a realidade da Educação Infantil, se o que foi afirmado nos artigos de revisão bibliográfica condizia com a realidade da escola e para embasar a organização e elaboração da proposta de formação continuada, objetivo final dessa pesquisa. As formações continuadas podem melhorar o desempenho dos professores em sala de aula nos conteúdos de Geometria, e servem também como motivação para que sempre se aperfeiçoem e aprofundem seus conhecimentos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65970 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Amanda de Albuquerque Melo Cruz.docx (2).pdf | 10,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons